

Caso você já tenha trabalhado no Japão como dekassegui e hoje vive no Brasil, talvez ainda não saiba que é possível utilizar o tempo de trabalho no Japão para garantir a sua aposentadoria aqui no Brasil — mesmo que você não tenha todos os comprovantes daquele período.
Sim, é possível se aposentar no Japão mesmo sem todos os comprovantes!
Essa é uma dúvida muito comum entre quem trabalhou anos no Japão e voltou ao Brasil sem trazer todos os documentos de contribuição. A boa notícia é que, mesmo sem todos os comprovantes, ainda é possível dar entrada no processo de aposentadoria utilizando o tempo de contribuição no Japão.
É claro que o ideal é ter todos os documentos da época em que você trabalhou — como contratos, holerites, carnês de contribuição e extratos do sistema japonês (Nenkin). Porém, caso você ainda tenha ao menos o passaporte com os carimbos deentrada e saída do Japão, já é possível iniciar o levantamento da documentação necessária para solicitar a transferência dos valores do Japão para o Brasil.
Como funciona a transferência do tempo de contribuição entre Brasil e Japão?
O processo é possível graças ao Acordo Internacional de Previdência entre Brasil e Japão, que entrou em vigor em 2012. Esse tratado permite que os trabalhadores que contribuíram para a previdência japonesa somem esse tempo à contribuição brasileira, possibilitando o acesso à aposentadoria ou, pelo menos, a averbação do tempo trabalhado no Japão no sistema do INSS.
Com isso, mesmo que você não tenha atingido o tempo mínimo de contribuição no Brasil, o tempo trabalhado no Japão pode ser somado para completar os requisitos necessários.
Cada caso é único: por que buscar ajuda especializada?
A documentação necessária e o caminho a seguir variarão de acordo com o seu histórico de trabalho no Japão e no Brasil. Por isso, é essencial contar com uma equipe especializada que compreenda as exigências do acordo bilateral e saiba exatamente como reunir os documentos, realizar os pedidos e acompanhar o processo junto aos órgãos competentes.
Erros ou falhas na entrega de documentos podem comprometer seriamente o processo e até impedir que você receba os benefícios que tem direito.
Daikoku Jurídico: orientação e segurança em todas as etapas
Pensando nisso, criamos o Daikoku Jurídico, o setor jurídico da Daikoku RH, voltado especialmente para atender casos relacionados ao tratado previdenciário entre Brasil e Japão, além de outras demandas jurídicas envolvendo brasileiros no Japão.
Nossa equipe está preparada para cuidar de todo o processo de forma online, segura e personalizada, atendendo pessoas em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
Quer garantir seus direitos e entender se você tem direito à aposentadoria pelo tempo que trabalhou no Japão?
Estamos aqui para te ajudar! Cadastre-se clicando aqui!